Como trazer a natureza para a decoração?

Com a chegada da primavera o colorido das flores nos inspira a trazer a natureza para dentro de casa e hoje em dia existem muitas opções para isso na decoração.

Passamos cerca de 90% do tempo em ambientes fechados, muitas vezes sem contato com a luz do dia e isso prejudica nosso estado mental, físico e emocional. Uma decoração floral em casa, além do colorido, traz alegria, boas energias e sensação de bem-estar aos ambientes.

Seguem algumas dicas para renovar o astral da casa com flores e plantas:

1-Arranjos Naturais:

As flores naturais são sempre bem vindas e nunca saem de moda. E a mesa de jantar é um bom local para ter um vaso com arranjo. Dê preferências a espécies que duram mais como copo de leite, antúrio, astromélia entre outras. Não esqueça de trocar a água todo dia e cortar as pontinhas também para mantê-las por mais tempo.

Foto: Sammi on Unsplash

Outra dica para arranjos naturais é usar galhos de eucalipto. Além da beleza, são muito aromáticos e duráveis. Duram até 15 dias num jarro com água (trocando sempre também).

Uma prática já bem comum é usar uns galhos pendurados no chuveiro para que durante o banho o vapor libere o aroma, criando um ritual terapêutico já que a planta é expectorante, antimicrobiana, ajuda a relaxar e melhorar a respiração,

Pode também ser usada na decoração usando seus galhos secos pela casa, na sala ou no quarto, em guirlandas, pendurados em portas, espelhos ou cabeceiras de cama.

Foto: Georgia de Lotz on Unsplash

2-Arranjos Artificiais ou Permanentes:

Na rotina corrida da maioria das pessoas às vezes ter arranjos naturais em casa é complicado. Hoje em dia as plantas artificiais estão cada vez mais realistas e principalmente em lugares que recebem pouca luz natural é uma boa alternativa. São ótimas para se ter em banheiros, escritórios, consultórios (onde não podem ter plantas naturais) ou em apartamentos para aluguel por temporada onde a manutenção é difícil.

Foto: Samuel Bryngelsson on Unsplash
Foto: casa sempreverde (@casasempreverde)

3-Jardins Preservados:

Outra alternativa, porém com um custo mais elevado são as plantas preservadas. Muito usadas em jardins verticais em ambientes comerciais e corporativos, também podem ser usadas em casa. Elas são plantas naturais que são desidratadas e passam por um processo de químico de preservação e se mantêm por muito tempo se forem protegidas da luz do sol.

Fonte: Pinterest

4-Estampas:

Além das flores e plantas propriamente ditas, trazer estampas florais pra decoração também é uma ótima dica para dar um up na casa.

Elas podem estar presentes em almofadas, colchas de cama, guardanapos para ser usados na montagem de mesas, papeis de parede e imagens. O segredo é não exagerar. Misturar as estampas florais com outras listradas e com tecidos lisos e crus como linho e algodão equilibram o ambiente, trazendo alegria e leveza sem deixa-lo confuso e cheio de informação. O excesso de informação pode ter um efeito contrário, cansando rapidamente quem ali vive.

Uma dica de “faça você mesmo” é usar tecidos e forrar telas de pintura (dessas que se compra em papelarias) e grampear por trás. Uma forma barata e diferente de trazer personalidade a parede em cima do sofá, por exemplo. Escolha 3 estampas que combinem nas cores ou na formas e forre 3 telas de tamanhos iguais. Não tem erro!

Fonte: Pinterest

Quando se fala em decoração é importante lembrar de trazer a personalidade dos moradores ao ambiente. A casa fala muito sobre quem somos e estar em um ambiente que nos lembra disso faz nos sentir bem ali.

Use o tema floral do seu jeito, seja ele mais minimalista, mais colorido ou mais tradicional. Mas trazer a natureza para dentro dos ambientes é sempre bem-vindo!

Michele Daltoé

@micheledaltoe.arq

Deixe um comentário