Geobiologia
A Geobiologia estuda a influência do ambiente natural e construído sobre a saúde das pessoas e animais e propõe intervenções nos locais, buscando o equilíbrio entre eles.
As influências do solo (naturais) mais comuns são:
– malhas energéticas;
– água subterrânea;
– falhas tectônicas.
Já as influências nocivas do ambiente construído podem ser:
-campos eletromagnéticos vindos de rede elétrica e de antenas;
– radiação vinda de materiais, como algumas pedras naturais, usados na construção;
-componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos liberados no ar (COVs), como colas, solventes, produtos de limpeza, etc.
Problemas de sono, alterações no sistema imunológico, na produção de hormônios e até nossas emoções e pensamentos são influenciadas um ambiente não saudável. Eles podem variar de uma pessoa a outra, dependendo da resistência natural de cada um.
O que fazemos é analisar os fatores que levam um ambiente a ser saudável ou não e indicamos intervenções, que vão desde a troca da posição da cama por exemplo, até a mudanças maiores, como troca de materiais de acabamento, uso de pedras de compensação no local para equilibrar as energias do solo e amenizar seus efeitos nocivos, entre outros.
Quanto antes essa análise for feita, melhor, pois no caso de terrenos, após um estudo detalhado, indicamos o melhor local para a implantação de uma casa por exemplo, com foco nas áreas de permanência, como quartos, salas e home offices.
A Geobiologia é a ponte que une o que conhecemos como Arquitetura tradicional a outras influências, que sabemos que existem, mas ainda são mais sentidas do que classificadas.
