Sabe quando entramos em um lugar e sentimos que ele tem a energia de quem o habita? Algumas pessoas conseguem dar seu toque pessoal em seus lares de maneira muito visível.
A casa como nosso espelho
Naturalmente alguns têm uma personalidade expansiva e conseguem com mais facilidade “ocupar” seu espaço no mundo, no trabalho, nos relacionamentos, em casa. Ao termos contato com essas pessoas, nos envolvemos pelo universo que elas são.
Mas mesmo quem não tem essa característica pode começar a prestar atenção em como se expressa, através de suas escolhas, seus hábitos de compra, suas roupas, o que o faz feliz, como falei em outro post. Esse autoconhecimento vai trazer benefícios em todas as áreas da vida e em sua casa também. Quando a casa reflete nossa essência, ela se torna um lar, traz bem-estar e nos energiza, ao mesmo tempo em que a energizamos também. É uma via de mão dupla!
O Feng Shui é um conhecimento milenar que traz saúde e bem-estar nos ambientes, através do estudo da percepção humana e sua relação com a Natureza e os espaços construídos. Mas não vou falar sobre essa técnica agora, que a propósito é muito eficaz. Deixo para outro post.
Vou dar dicas simples, como um processo inicial de descoberta dessa conexão com o ambiente em que vivemos.
Paredes
O que se pendura na parede é muito pessoal! Conseguimos colocar nossa personalidade nas fotos que escolhemos expor, no estilo de quadros que compramos, na composição entre eles e nos objetos que podemos utilizar também pendurados.
Cada um tem uma maneira única de ver a vida e evidenciar isso em casa é muito especial. Portanto quando for escolher essas coisas, faça com cuidado e paciência, deixe se levar pela emoção. O que te encanta? O que te faz lembrar de bons momentos? Pra onde você quer olhar?🥰
Cores
Elas influenciam demais a nossa vida, isso já é sabido. Reagimos diferentemente a cada uma delas e as pessoas também reagem de maneira diferente umas das outras.
As cores mais quentes como os vermelhos, têm uma frequência mais baixa e um comprimento de onda maior até chegar ao violeta que tem a frequência mais alta e o comprimento de onda menor.
No geral as cores frias nos acalmam, fazem nosso raciocínio funcionar melhor. É com elas que conseguimos meditar, nos concentrar, relaxar.
Já as cores quentes nos energizam, nos movimentam, nos fazem ser mais emotivos, menos racionais, mas em excesso podem nos deixar “cansados”.
Tudo é um equilíbrio, então mesmo que você goste muito de uma cor, não há problema em usá-la predominantemente na sua casa, desde que você entenda a influência dela no seu lar. Se você ama vermelho, use em acessórios, almofadas, em alguns quadros, mas não use na parede do seu quarto, por exemplo, que é onde você quer descansar. Assim você expressa sua personalidade e energia sem que isso lhe cause incômodo.
O contrário também; se você ama azul, use bastante sim, mas complemente com alguns elementos de cores mais quentes como laranja ou rosa, assim seu ambiente estará mais alegre e equilibrado. Azul em excesso, principalmente em tons mais pastéis, podem trazer monotonia, apatia e até depressão em pessoas com essa tendência.
Objetos
Objetos de valor emocional são muito legais de se usar na decoração. Lembranças de viagens, algum presente querido, uma peça de arte que você tenha se identificado muito e quis comprar. Tudo isso merece uma atenção especial e um lugar especial. Assim você entra em contato com essas emoções diariamente e isso te alimenta!
Só cuidado para não exagerar e acabar entulhando a casa com grandes coleções de objetos pois em meio a tanta coisa pra se ver, acabamos nos sentindo mais ligados à tudo isso e essa energia acaba não alimentando, mas sim sufocando. Não precisa trazer souvenires toda vez que você visita aquela cidade especial!😉
Faça você mesmo
Você gosta de trabalhos manuais? Se nunca pensou nisso, tente, talvez você encontre um hobbie que está escondido! Expor o que se faz com amor também leva para o ambiente sua energia! Não nasceu pra isso mesmo? De repente seu filho fez um desenho lindo e você pode colocar uma moldura e usar na sala! Hoje em dia a prática DiY nos mostra como é fácil fazer algo que às vezes aparenta ser complexo. Youtube tá aí pra isso! Talvez personalizar seu banco ou sua almofada possa despertar essa cultura em você! E de quebra ainda economiza uma graninha.
Os móveis
Eles também refletem a nossa personalidade. Escolheralguns móveis simples, funcionais e neutros te permitem ousar em outros que expressam seu gosto. Seu décor ficará equilibrado e ainda assim passará sua mensagem! Só não pode expressar isso em tudo, aí parece que se está dentro de uma loja, onde tudo está exposto, entende? Casa não é vitrine e os móveis coadjuvantes são tão importantes quanto os protagonistas! Assim como na moda, nos filmes, na música, etc!
Nessa foto acima vemos um mobiliário mais neutro e duas mesas de centro com um design mais marcante, mostrando personalidade com equilíbrio.
Estilo
Ser uma pessoa super alto astral e morar numa casa toda trabalhada no cinza, por exemplo, é estranho, não? Ou uma pessoa muito tradicional morar numa casa com móveis arrojados, texturas diversas, acabamentos brilhantes…
Você já pensou o quanto sua casa se parece com você? Olhe para ela e atribua características que lhe chamam atenção. Depois identifique as suas características mais marcantes. Elas combinam? Claro que tem que haver um equilíbrio com todos os moradores.
Ter uma casa harmônica, equilibrada e que reflete seus gostos (sem exagero, claro!) faz você querer passar mais tempo nela, terá prazer em cuidá-la.
Comece treinando seu olhar para esses pontos acima e perceba como, talvez com pequenas mudanças, você consegue um grande resultado na identidade da sua casa!